facebook-work-capa

Facebook at Work quer ser a sua rede social no seu trabalho

As promessas são de mais eficiência e interação entre funcionários. Será?

por Jacqueline Lafloufa

Percebendo a tendência de alguns profissionais de se organizarem em grupos ou discutirem situações do trabalho dentro da rede social, o Facebook decidiu apostar no setor corporativo como uma possibilidade de expansão.

Depois de muitos rumores, finalmente foi apresentado de forma oficial o Facebook at Work, versão da rede social para ambientes corporativos. Ainda em versão beta, a proposta é que esse seja um Facebook que funciona apenas entre os funcionários da mesma empresa, facilitando a comunicação entre os colaboradores.

A usabilidade e visual continuam praticamente os mesmos, com destaque para a paleta de cores que é diferente, ajudando seu chefe a distinguir visualmente se você está “trabalhando” no Facebook at Work ou procrastinando no Facebook não-corporativo.

facebook-work-3

O Facebook garante que não haverá publicidade, que os dados trocados dentro do Facebook at Work serão totalmente confidenciais e que as contas corporativas e pessoais serão mantidas separadas.

Resta saber se a ideia realmente vai emplacar. Em conversa com alguns funcionários de corporações que não são do setor de comunicação, a principal dúvida é “o que” compartilhar nessas redes profissionais internas. Muitos já tiveram experiências com redes como o Yammer, da Microsoft, ou o Chatter, da Salesforce, e ambas acabaram às moscas, quase sem uso. Em alguns ambientes também existe a ideia de que se você está tendo tempo para ficar postando nessas redes, claramente não está trabalhando tanto quanto deveria (!).

facebook-work2

Em todo caso, talvez essa situação seja um tanto da cultura corporativa brasileira, oferecendo ao Facebook uma chance de sucesso na concorrência com Yammer, Chatter e Slack na hora de intermediar a comunicação interna das empresas.

Segundo informações da assessoria do Facebook no Brasil, empresas de médio e grande porte que estiverem interessadas em testar o beta do Facebook at Work podem entrar em contato para solicitar a liberação do acesso ao app, que já está disponível na App Store e na Google Play.

facebook-work

Compartilhe:
icone de linkCopiar link