“Quanto Custa Viajar” ajuda turistas a se prepararem financeiramente para viagens

É só escolher o destino e o perfil de turismo para checar qual seria o custo médio por dia

por Jacqueline Lafloufa

Viajar é sensacional, mas se preparar economicamente para as despesas que uma viagem traz nem sempre é fácil. Como saber qual o custo médio diário de visitar Madri, Marrocos, Miami ou Machu Picchu?

Essa é a pergunta que a startup Quanto Custa Viajar quer responder. Coletando informações em blogs e sites de turismo ou com seus leitores, a startup oferece uma estimativa de custos em diversos destinos, seja para viajantes mais ousados, do tipo mochileiros, até quem prefere conhecer outras cidades com um pouco mais de conforto.

A interface do site é feita através de um mapa, que mostra em verde os destinos mais econômicos, em laranja os medianos e em vermelho os locais com maior custo diário.

Natalie Soares, do blog de viagens Sunday Cooks, ressalta que é importante que quem consulta sites como o Quanto Custa Viajar tenha sempre em mente que essa é uma estimativa, e que os gastos de viagem podem variar muito.

Em entrevista ao B9, Fabio Yamahira, um dos três sócios da startup, explica que em breve será lançado também um aplicativo que ajuda a medir os gastos com a viagem durante a estadia no seu destino. Até agora, já foram mapeadas mais de 100 cidades, e a previsão é de que outras 50 sejam adicionadas nos próximos 2 meses.

Questionado sobre o modelo de monetização da iniciativa, Fabio esclarece que o trio de sócios está trabalhando com diversas possibilidades, desde parceria com agências de turismo, passando por reservas de hotéis e compras de passagens. Não há, contudo, intenções de criar acessos “premium”: “Para os usuários, o Quanto Custa Viajar é e sempre será gratuito”, reforça ele.

Compartilhe: