Clicky

Facebook oferece opção de apontar uma pessoa para cuidar do seu ‘legado digital’

Facebook oferece opção de apontar uma pessoa para cuidar do seu ‘legado digital’

Esse ‘procurador digital’ é quem cuidará do seu memorial no Facebook após o seu falecimento

por Jacqueline Lafloufa

Há muito tempo se discute na rede o que fazer com o legado digital de quem falece. Será que todas as músicas digitais da pessoa são parte dos bens que passam aos seus herdeiros? Aquela conta do Netflix pode ser repassada a um ente querido?

Enquanto não se chega a um consenso sobre o que fazer da vida digital de quem se foi desse mundo, o Facebook se adiantou um tantinho e apresenta agora a opção de apontar um responsável pelo seu “legado digital”.

A intenção é que os usuários possam apontar ainda em vida quem deverá tomar conta do seu perfil no Facebook depois do próprio óbito, quando o perfil se transforma em uma página memorial.

“Assim que alguém nos notificar que a pessoa faleceu [geralmente feito com um atestado de óbito], nós transformamos o perfil em um memorial”, explica o Facebook. A partir de então, o responsável pelo legado daquela pessoa poderá escreve um post para ficar no topo da timeline (para avisar sobre o velório, ou compartilhar alguma homenagem), responder a pedidos de amizade de familiares que não estavam ainda conectados ao Facebook e atualizar fotos de capa e de perfil da pessoa.

legacy-contact_message

A rede social garante que o responsável pelo legado poderá tomar apenas essas providências, e ressalta que esse ‘procurador’ não poderá logar na sua conta, remover posts, fotos ou atualizações de status antigas, ler mensagens privadas trocadas com os amigos do falecido ou remover alguma amizade. Ou seja, a intenção é que a pessoa realmente se torne um guardião da sua memória digital, e não um fuçador do passado social do falecido.

A opção de apontar alguém para tomar conta do seu legado digital no Facebook está sendo liberada aos poucos, e irá aparecer na aba “Segurança” das configurações da rede social.

memorial-facebook

Compartilhe: