zombiechat-dst

ZombieChat, o Whatsapp para o mundo pós-apocalíptico

App se baseia em comunicação por proximidade, descentralizada e sem servidor

por Samanta Fluture

ZombieChat é um projeto que Alexander Jarvis criou em três semanas, por diversão. O aplicativo tenta suprir uma (talvez) futura necessidade: um chat que funcione “fora do mapa”, ou seja, que permita comunicações entre pessoas sem a necessidade de centralizar a infraestrutura. Assim, mesmo com um mundo pós-apocalíptico, ZombieChat ainda pode ser usado por entregar mensagens aos dispositivos que estejam próximos, usando conexão peer-to-peer, via Bluetooth ou Wifi.

ZombieChat entrega e recebe mensagens para quem está por perto, usando comunicação descentralizada e sem servidor.

compartilhe

É claro que, se o mundo acabar, isso ainda será uma proeza. Mas o interessante do projeto está em sua essência: descentralizar a comunicação, não precisar de um servidor e não depender de sistemas frágeis para o envio e recebimento de mensagens. 

Basicamente significa fazer o oposto do que qualquer aplicativo popular de chat atualmente faz, como o Whatsapp. Em vez de abraçar usuários ao redor do mundo, em instantes, ZombieChat se comunica apenas com quem está por perto, e de forma mais anônima e segura. 

Um outro recurso bem interessante do projeto é o chamado Survivor Beacons. Com esta tecnologia, se alguém mais estiver usando o aplicativo dentro do perímetro imposto pelos Beacons, o usuário será notificado que um “sobrevivente” foi encontrado e se aproxima. 

zombiechat-1

Aplicativo também usa beacons para detectar se tem alguém por perto.

compartilhe

No fim, o valor está na rede descentralizada e de proximidade que ZombieChat cria. Por isso, quanto mais usuários usarem o aplicativo, mais útil ele se torna – não só para esse trágico futuro, mas hoje, para ativistas e usuários que buscam anonimato. 

Não é preciso se registrar com seu email para usar o app. Basta baixá-lo gratuitamente para iPhone aqui

Compartilhe: