SxSW 2015: Disrupt - O novo “agregar valor” • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SxSW 2015: Disrupt – O novo “agregar valor”

O futuro da economia do compartilhamento

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six

Este é o meu quarto ano de SxSW e acabo de me dar conta de que a palavra “disrupt” (que significa reinventar, mudar a forma de fazer algo) está completamente banalizada por aqui.

Se você estudou administração ou já trabalhava em uma empresa ali por 2005, certamente viu uma coisa parecida acontecer com o termo “agregar valor”: de uma expressão que significava algo e tinha mérito, de repente ela virou um conectivo em frases – uma versão corporate do “tipo” que os millenials tanto falam.

Nesta linha, ontem vi uma palestra interessante de um futurologista da IBM sobre o lado não tão positivo da peer to peer economy (vamos combinar que sharing economy não deveria ser o nome de um modelo em que um dá o $$ e o outro dá abrigo, mobilidade, etc).

Ele falou de algumas coisas sobre as quais eu nunca tinha pensado:

Primeiro, o fato de que algumas plataformas estão inflacionando mercados desproporcionalmente. Por exemplo, uma amiga minha ganha mais dinheiro alugando seu apartamento no AirBnb por semana do que se alugá-lo por um ano. Será que daqui a pouco vai ficar difícil encontrar apartamento pra alugar?

Segundo, a P2P economy esta criando uma competição desleal: o preço que alguém cobra pra fazer um trabalho quando está monetizando seu tempo de folga certamente é menor do que um profissional que faz aquilo para viver

E por último, a P2P economy está criando uma “economia de amadores”, na qual todo mundo pode fazer de tudo um pouco. O que está criando um movimento latente pela “expertização”.

Eu, que sou fã de carteirinha de AirBnb e Uber

, olhei pra ele no começo com certa desconfiança – mas, quer saber? Ele me convenceu.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro