SxSW 2015: Produção Colaborativa – A nova marca das marcas de ponta

Propaganda e cultura popular

por Juliana Vilhena Nascimento / Diretora de Atendimento da **AlmapBBDO**

Minha última palestra aqui foi uma das mais legais: ouvi Nicola Formichetti e Zing Tsjeng, da revista Dazed, falarem sobre como eles tem usado as redes sociais (especialmente o Tumblr, o Instagram e o YouTube) pra fazer colaborações interessantes em seu trabalho.

Formichetti, que entre outras coisas também é o stylist da Lady Gaga, trouxe um ponto muito interessante pra mesa: ao buscar parceiros que já estão produzindo para as redes, se encontra maior autenticidade – o que, disse o YouTube num evento de que participei antes deste, é fundamental pra gerar identificação.

Ele mostrou alguns casos muito interessantes:

  • Uma campanha que ele fez pra uma linha do Alexander McQueen – cujo casting foi todo feito pelo Tumblr

  • A nova campanha da Diesel pros seus #joggjeans, feita em parceria com um fotógrafo incrível que produz pro instagram e que utiliza uma linguagem de colagem e sobreposições que eh pura arte

  • Uma campanha anterior da Diesel, que chamava os consumidores a se reconectarem com o próximo contrapondo modelos e pessoas que tinham deficiências fisicas (estas, também, encontradas nas redes sociais).

A implicação para as agências e marcas: está na mesa um novo jeito de produzir conteúdo – mais colaborativo, mais fluido, e que aproxima ainda mais a propaganda da cultura popular. Quem vai ser o primeiro por aqui a se jogar?

Compartilhe: