fbpx
meerkat-periscope

Meerkat fez sucesso e incomodou o Twitter

O Twitter complicou a vida do Meerkat, fechando alguns acessos e comprando o concorrente Periscope

por Jacqueline Lafloufa

Conseguir acessos de API e apoio de empresas é possível, mas às vezes o sucesso faz com que algumas portas se fechem. Foi isso que aconteceu com o app Meerkat, que faz streaming de vídeo e publica na timeline do Twitter.

Tido como uma das estrelas do SXSW, o app acabou recebendo um aviso do Twitter de que algumas das funcionalidades que o Meerkat estava acessando seriam suspensas. Claramente, o sucesso do app incomodou o Twitter, que poucos dias depois anunciou a aquisição da Periscope, empresa que tem um funcionamento muito semelhante.

Lembra bastante a intensa batalha entre TwitPic e Twitter. Dada a dificuldade de se manter em funcionamento de forma independente, o TwitPic acabou desistindo, passando seu domínio e o arquivo de imagens para o Twitter.

O curioso é que, por enquanto, o Periscope ainda é um serviço Beta, enquanto o Meerkat está ai, sendo utilizado por muitos dos participantes do SXSW, e ganhando resenhas razoavelmente positivas de gente como Lance Ulanoff, editor do Mashable. (E sim, esse avatar na testa de Lance sou eu, assistindo um dos seus Meerkats.)


De acordo com o TechCrunch, os executivos do Twitter veem no vídeo uma possibilidade de valorizar a rede social, e a aquisição da Periscope segue nessa linha, uma transação que possivelmente foi acelerada pelo sucesso do Meerkat.

meerkat-app-tela2

No final, temos que aguardar para ver como essa batalha vai se desenrolar. Quem testou o Periscope diz que ele é melhor que o Meerkat; no entanto, o Meerkat é simples o suficiente, e já ganhou bastante buzz. Será que ganha o mais forte, ou o mais pop?

Compartilhe:
icone de linkCopiar link