TouchTone-dst

TouchTone, um jogo para iPhone baseado nas revelações de Edward Snowden

Que tal brincar de NSA, espiando emails e quebrando mensagens codificadas?

por Samanta Fluture

Em TouchTone você é um analista da NSA, ou seja, aquele que espia os outros. Sua missão se alterna entre resolver quebra-cabeças e descriptografar emails suspeitos, de pessoas que podem ameaçar a segurança nacional.

Os quebra-cabeças geométricos são divertidos, mas o que é mais interessante e viciante ainda são as informações entre eles. Você precisará quebrar códigos, analisar suspeitos e classificar mensagens – se estas são ou não assuntos de segurança nacional. 

TouchTone-Trailer

O game é bastante atual e trata de um assunto polêmico de forma inteligente. O personagem central, um engenheiro americano muçulmano, se desdobra entre interceptações de emails ao longo do jogo. Outro ponto positivo é o visual minimalista, que une um clima hacker de tela preta com aspecto de game retrô.

É inevitável sentir aquela ambiguidade sobre o que vigiar significa tanto para a segurança de um país quanto para a privacidade dos cidadãos.

TouchTone-app

TouchTone foi criado pela dupla Mikengreg, também conhecida pelos games Gasketball e Solipskier. O desenvolvimento começou em 2012, mas os criadores estavam com dificuldades de ir além de um simples jogo de quebra-cabeça. O insight veio depois das últimas revelações de Edward Snowden sobre o programa de vigilância PRISM.

TouchTone está disponível para iPhone por $2.99.

Compartilhe: