Nem a Bíblia escapou de um redesign mobile – conheça a NeuBible

O app é bem simples, com fontes fáceis de ler e busca integrada

por Jacqueline Lafloufa

O milenar livro sagrado dos cristãos ganhou uma atualização para a época em que tudo é mobile. Ideia do designer Kory Westerhold, que já teve passagem pela Apple, e do também designer Aaron Martin, do Yahoo, a NeuBible se esmera em trazer o material das escrituras para uma versão mais moderna e acessível a quem sempre tem um smartphone no bolso.

neubible

O app é bastante simples, e foca no básico que a leitura da liturgia exige – facilidade de leitura dos textos, com fontes que evitam o itálico ou o estilo cursivo, que pode ter leitura mais demorada, e com uma navegação pela lateral esquerda, que desaparece durante a leitura do capítulo ou versículo desejado.

“A falta de funcionalidades é intencional”, explicou Martin à FastCoDesign, esclarecendo que antes de tudo a dupla focou em uma agradável experiência de leitura. A única funcionalidade que mereceu mais esmero foi a busca, que elegantemente aparece ao tocar a tela duas vezes. Nela, é possível buscar pela referência do versículo – digamos, “Salmo 90:5”, ou pelo trecho desejado – como “não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”.

neubible-busca

Além disso, que preferir pode também fazer uso de temas específicos, que adicionam cores ao menu lateral da Bíblia mobile.

neubible-temas

Acho especialmente interessante o fato de que os designers não se importaram com possíveis críticas do mercado de trabalho – a religião não costuma ser assim tão bem aceita nas grandes empresas de tecnologia por onde eles passaram, talvez por conta de alguns radicalismos. Ainda assim, a dupla garante que o feedback dos usuários e também da chefia na Apple foram boas o suficiente para eles seguirem em frente.

Quem se interessar pode baixar a NeuBible por 1,99 dólar na App Store. Versões para iPad e Android devem ser lançadas em breve.

Compartilhe: