fbpx
Periscope-Logo-lg-800×450

Twitter se mexe para compensar atraso e lança o Periscope, o seu próprio Meerkat

Competidor do Meerkat, o Periscope chega atrasado, mas cheio de integrações com o Twitter

por Jacqueline Lafloufa

Desde o SXSW, o Meerkat tem chamado a atenção para uma nova tendência de livestreaming. Parece um ciclo de moda, com o ressurgimento de plataformas de streaming ao vivo que são bem parecidas com JustinTV e Ustream, só que agora focados no mobile.

O sucesso do Meerkat, inclusive, não deixou o Twitter nada satisfeito – com uma ideia semelhante sendo desenvolvida nos bastidores, a rede social foi pega de surpresa com a enorme popularidade do app, e assim que o Meerkat ganhou espaço na mídia, o Twitter logo cortou as asinhas dele, suspendendo o acesso à partes da API.

Se mexendo para evitar perder essa fatia de mercado, o Twitter rapidamente consolidou a compra do Periscope, lançando-o oficialmente hoje na App Store. O Twitter chega atrasado na tendência? Chega, mas se esmera em justificar o atraso com um app bem acabado.

Por ser um produto interno, o Periscope funciona muito bem integrado com o Twitter, e traz uma interface visualmente mais agradável, bem como uma usabilidade mais acertada. Nada como ter tempo para ouvir as críticas ao Meerkat e correr para resolvê-las em seu app próprio.

Screen_Shot_2015-03-25_at_7.05.30_PM.0

Testei o Periscope nesta manhã aqui em casa, em companhia da Lola, minha pastora de Shetland. O que posso dizer, tendo usado os dois apps em diferentes ocasiões, é que a integração completa com o Twitter pode ser o grande quesito matador na escolha entre Meerkat e Periscope.

Perisocpe-1

Entre as novidades do Periscope que não estavam disponíveis no Meerkat está a possibilidade de fazer um streaming privado, escolhendo quem seriam os usuários que poderiam acessá-lo, e a opção de fazer um replay do vídeo transmitido, exibindo-o também novamente para a sua audiência – quase como um “Vale a Pena Ver de Novo”. Lance Ulanoff, do Mashable, fez uma detalhada resenha do app, que merece a leitura.

Ben Smith, do BuzzFeed, recebendo coraçõezinhos na sua transmissão

Ben Smith, do BuzzFeed, recebendo coraçõezinhos na sua transmissão

Apesar do recente investimento de 12 milhões de dólares recebido pelo Meerkat, ele provavelmente é agora o mais novo underdog no setor. A integração que o Periscope tem com o Twitter acaba se tornando quase que imbatível.

periscope-on-twitter

Fica a dúvida – vai se estabelecer como líder quem chega primeiro ou quem tem o melhor app? Será que os 12 milhões dos investidores serão suficientes para ‘dar um tapa’ no Meerkat e acirrar a concorrência com o Periscope?

Quero apenas aguardar pelos próximos capítulos da tendência do livestreaming mobile, curiosíssima para ver se o Snapchat vai se interessar por esse ramo. Let the games begin!

Compartilhe:
icone de linkCopiar link