Abstract Browsing transforma qualquer site em composição abstrata

Extensão do Chrome mostra a essência visual de cada página na web

por Samanta Fluture

Tirando todos os detalhes, um site nada mais é do que um monte de retângulos e formas geométricas. Pelo menos é o que você enxerga ativando a extensão do Chrome Abstract Browsing.

Ao usar a ferramenta, ficamos apenas com a essência dos sites – visíveis pela diagramação e densidade de conteúdos.

compartilhe

Criado pelo artista Rafael Rozendaal, a ferramenta transforma qualquer site que você visita em uma composição super colorida e abstrata – quase que uma arte geométrica.

Ao usar a extensão, cada página acessada ganha apenas 12 cores em sua visualização. Estas substituem de forma aletária os textos, tabelas, fotos, imagens e vídeos que você veria normalmente.

Wikipedia (Home)

Wikipedia

Google

Google

Em alguns dos prints e gifs que captei da experiência, da para notar como as páginas do Google e do Wikipedia  possuem um foco centralizado e são muito mais minimalistas do que os “tornados de conteúdo” como Buzzfeed e Facebook

Facebook

Facebook

Buzfeed

Buzzfeed

Também é possível observar estruturas mais simétricas ou bem equilibradas, como o site da Wired, o Twitter e o próprio B9 (em destaque, no topo do artigo).

Twitter

Twitter

Wired

Wired

‘Abstract Browsing’ oferece uma perspectiva única sobre cada página da web.

compartilhe

Para muitos, Abstract Browser pode ser apenas uma forma divertida e inteligente de distração. Mas para Rozendaal é uma ferramenta de pesquisa sobre padrões da web e inspiração visual. Realmente, não deixa de ser interessante visualizar tais composições complexas também como insights do meio digital.

Abstract Browser é uma extensão para o navegador Chrome, disponível de graça aqui.

Compartilhe: