contador-de-ciclistas-online-ciclovia-faria-lima-Imagem-Sao-Paulo-Aberta-Reproducao

Prefeitura de SP disponibiliza na web um ‘contador de ciclistas’

Ainda em testes, ferramenta conta quantos passam pedalando por ciclovia

por Jacqueline Lafloufa

Dentre as muitas reclamações sobre a instalação de ciclovias e ciclofaixas na capital paulista, um dos principais argumentos é a suposta falta de uso.

Ao ficar parado por alguns minutos em uma determinada região, algumas pessoas acabam usando a experiência pessoal como ‘amostragem’ de que as vias especiais para ciclistas não têm utilidade.

Para tentar comprovar o contrário, o laboratório da Prodam, empresa de tecnologia da informação e comunicação da prefeitura de São Paulo, colocou no ar o “contador de ciclistas”. Ainda em fase de testes (e, portanto, sujeita a algumas falhas), o contador de ciclistas usa imagens de uma câmera instalada na avenida Faria Lima para detectar quantos ciclistas

“A imagem de uma câmera simples alimenta o software que detecta e separa o que é fundo da imagem (estático) do que é dinâmico (pessoas, carros, ônibus e afins). A partir de uma delimitação do espaço, no caso a ciclovia, o software detecta apenas o que se passe naquele trecho”, explica o site da iniciativa.

O site Vá de Bike sugere acompanhar o vídeo nos horários de pico, entre as 8:00 e 9:00 da manhã e 18:00 às 20:00 da noite.

Compartilhe: