Facebook já é responsável por 10% das chamadas de VoIP mobile no mundo todo

E nem estamos falando sobre as ligações via WhatsApp, hein?

por Jacqueline Lafloufa

Pouco depois do lançamento do app Hello, que é uma espécie de bina do Facebook, a empresa de Mark Zuckerberg liberou um dado interessante para o mercado: o Facebook Messenger, aplicativo de chats de texto, vídeo e imagem do Facebook, já é responsável por 10% das chamadas VoIP através de dispositivos móveis no mundo todo.

Isso demonstra que o reinado do Skype nunca antes esteve tão ameaçado. O aplicativo, que por muito tempo era sinônimo de chamadas VoIP, hoje precisa concorrer não apenas com o Facebook Messenger, mas também com aplicativos como o Viber e até mesmo com a chegada das chamadas de voz no WhatsApp, que depois de chegarem aos aparelhos Android, recentemente foram liberadas também para smartphones com iOS.

É importante destacar que esses dados se referem ao uso de chamadas VoIP em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets; o Facebook não divulgou números de uso do aplicativo em chamadas VoIP globais, provavelmente porque o número poderia ser menos expressivo.

Até agora, as mensagens de texto ainda são o grande forte de ambos os aplicativos do Facebook – juntos, Facebook, Messenger e WhatsApp enviam mais de 45 bilhões de mensagens por dia. No entanto, contando com 600 milhões de usuários no Messenger e mais de 800 milhões de usuários no WhatsApp, é bem possível que a evangelização para o uso de chamadas de voz através da internet não seja algo tão complicado assim, e o Facebook poderia atingir uma boa parte dos usuários de chamadas VoIP em tempo recorde.

Compartilhe: