Clicky

Skyglow, um projeto que quer documentar as estrelas no céu antes que seja difícil demais de vê-las

Skyglow, um projeto que quer documentar as estrelas no céu antes que seja difícil demais de vê-las

Já viu um timelapse com rastros de estrelas?

por Jacqueline Lafloufa

Uma das experiências mais interessantes que se pode ter no interior do estado, ou nas áreas rurais, é olhar o céu durante a noite. Não parece o mesmo céu que vemos nas capitais ou regiões metropolitanas – eles parecem acender de tantas estrelas que podem ser vistas.

Isso acontece não só pela poluição das grandes cidades, mas também por conta de um fenômeno chamado ‘poluição de luz’, no qual as luzes das cidades refletem e iluminam o céu, dificultando encontrar estrelas e planetas durante a noite.

Para conscientizar sobre esse fenômeno e registrar fotografias de céus estrelados, os fotógrafos Gavin Heffernan e Harun Mehmedinovic criaram o projeto Skyglow. Nele, eles pretendem criar um livro de fotografias do céu nas regiões mais escuras e distantes de grandes centros nos EUA, bem como uma série de timelapses que parecem completamente surreais, mostrando o rastro que as estrelas fazem no céu quando é possível vê-las.

skyglow-project

Ao ver os primeiros vídeos da dupla, criados para a BBC Earth, dá para ter uma ideia do resultado que se pode esperar caso o projeto Skyglow seja financiado através do Kickstarter. Quem se interessar pode ajudar os fotógrafos ao adquirir uma cota de financiamento, que oferecem diferentes níveis de recompensas.

Compartilhe: