Quase 60% das casas brasileiras acessam a web através de celulares ou tablets

Quase 60% das casas brasileiras acessam a web através de celulares ou tablets

Computador ainda é principal via de acesso, mas dispositivos móveis estão em alta

por Jacqueline Lafloufa

Tablets e smartphones já estão cada vez mais presentes no cotidiano do brasileiro. Segundo a pesquisa “Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal”, realizada pelo IBGE, 57,3% das residências no Brasil acessaram a internet através de dispositivos móveis, como celulares e tablets, no ano de 2013.

A pesquisa confirma que os computadores ainda são líderes como ferramenta de acesso à web – sendo usado por 88,4% da população – mas essa opção está em queda. Em 2011, os entrevistados que declaravam usar o computador para acessar a rede mundial de computadores somavam 46,5% do total, e em 2013 esse número caiu para 45,3%.

O acesso à internet também aumentou, possivelmente pelo barateamento dos planos de banda larga e de planos de dados das operadoras de telefonia. De acordo com o IBGE, 48% dos lares declararam ter acesso à internet em 2013, um aumento considerável frente aos 34,8% que declararam ter navegado na rede em 2008.

É interessante notar que em algumas regiões do país, em especial no norte e nordeste, o computador não é a principal via de acesso à internet. Em estados como Sergipe, Para, Roraima, Amapá e Amazonas, o principal dispositivo para navegar na web são os aparelhos móveis, como tablets e smartphones.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link