Work less, play more... • B9

Work less, play more…

por Carlos Merigo
Capa - Work less, play more…

O comercial Champagne do Xbox ganhou fama mundial, conquistou prêmios e até uma polêmica no Reino Unido. Numa espécie de micro-épico, vemos passar toda a vida de um homem comprimida em segundos com o conceito de que “a vida é curta, jogue mais”.

Mas pouca gente sabe que o primeiro anúncio do console da Microsoft foi tão arrebatador quanto, e já começou de excelente forma nos dizendo porque devemos nos divertir mais. Criado pela agência inglesa Bartle Bogle Hegarty, o filme “Mosquito” é apresentado como um pseudo-documentário de natureza e começa dentro de uma enorme selva. A câmera mostra um mosquito que voa sem destino no ar enquanto ouvimos o som da batida de suas asas.

Outros mosquitos se juntam ao primeiro, criando um enxame que parece tocar uma música. Todos os outros animais também desfrutam do som. O narrador explica: “No começo a natureza nos deu um dom fantástico: a música. Nós tocávamos e tocávamos. A vida era uma melodia.”

Vemos hordas de mosquitos zumbindo e criando uma verdadeira sinfonia na selva, todos os animais se divertem. Prestem atenção ao castor que usa um fone de ouvidos formado por mosquitos, sensacional.

A voz continua: “Mas um dia, uma voz nos falou: ‘arrume um trabalho!’. Assim nós sugamos, sugamos e sugamos. Pais, mães, crianças, todos sugavam. E perdemos nosso dom, nos tornamos músicos ruins. Tão ruins!”

É então que vemos mosquitos trabalhando em seu novo emprego, e de músicos geniais passaram a ser uma forma de vida miserável. Eles sugam o sangue humano e toda vez que tentam tocar sua música, as pessoas respondem com bofetões.

No final, vemos vários mosquitos mortos no chão enquanto uma criança brinca com seu carrinho. Com o olhar do bebê em direçao a camera, o narrador adverte: “Humanos, possuem um dom natural para brincar. Não o perca.” Entra então a assinatura do Xbox e a voz conclui: “Trabalhe menos, jogue mais.”

O conceito do comercial é o elemento chave de toda a campanha do console da Microsoft. Uma das coisas que nos definem como seres humanos é a nossa habilidade lúdica, de se divertir, jogar. Através do jogo nós criamos, nos socializamos e estimulamos nossas imaginações.

E “Mosquito” traz justamente esta noção, mostrando o ato de jogar como uma atividade positiva, de um modo maravilhosamente criativo e engenhoso. Vemos que como a vida é curta devemos procurar tempo para fazer as coisas que realmente gostamos.

Além do conceito criativo, o comercial chama atenção pelo seu visual, uma bela direção de arte aliada a efeitos visuais realísticos. Nenhum mosquito real foi utilizado na produção do anúncio, toda a selva e muitos dos animais foram criados digitalmente.

Assim como em “Champagne”, a Framestore CFC foi a produtora responsável pelo filme. Segundo eles, criar um mosquito digital e fazê-lo parecer real é fácil, o díficil foi fazer os enxames de insetos, onde formas gigantescas dançam ao tempo da música de forma natural e sutil.

“Mosquito” é com certeza um anúncio que alia alta criatividade com uma produção técnica perfeita. Mais uma prova de que esses dois fatores podem sim caminhar sempre juntos. Entre seus prêmios conquistados estão: Leão de Bronze no Festival de Cannes 2002, Ouro no British Television Craft Awards 2002, uma Prata e um Bronze no British Television Advertising Awards 2002 (BTAA) e Prata no Art Director’s 2003.

Você pode fazer o download do filme em duas versões, clique na desejada com o botão direito – Salvar destino como…

:: Formato .MOV com 13.7 MB
:: Formato .MPG com 7.34 MB

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