Gallery Doctor: um app para quem tem preguiça de organizar fotos do celular

Aplicativo faz a limpeza que você sempre deixou para depois

por Rafael Silva

Todos nós tiramos dezenas ou centenas de fotos com o celular ao longo do uso. Então é certo que algumas delas vão ser menos do que ideais, mas por nossa preguiça em conferir quais manter e quais deletar, as fotos ruins acabam ocupando espaço no smartphone. A MyRoll, startup localizada em Israel, quer capitalizar nessa preguiça com o Gallery Doctor, um aplicativo que automaticamente detecta e permite excluir aquelas fotos de má qualidade.

Assim que ele pede acesso à galeria de fotos da câmera, o Gallery Doctor começa a trabalhar. A tela diz que pode demorar entre um e dois minutos, mas descobri que este é o caso apenas quando você tem cerca de 500 fotos. Mais que isso e o tempo sobe para o campo de quatro ou cinco minutos. E como ele analisa não só as fotos armazenadas no celular como as que estão no iCloud também, não vejo problema.

gallery-doctor-2

Depois da análise, o aplicativo mostra uma porcentagem que indica qual a saúde da galeria de fotos – que nada mais é do que a proporção de fotos consideradas ruins pelas fotos boas. E também exibe três opções: Bad Photos, Similar Photos e Photos for Review. Esta última opção é uma interface parecida com o Tinder, onde você escolhe quais manter e quais excluir.

Ao longo do uso, encontrei um pequeno problema: algumas fotos que estavam no iCloud eram exibidas transparentes no aplicativo, mostrando apenas a moldura ou um quadro sem nada. Este bug já é conhecido e eles estão trabalhando para consertá-lo.

O aplicativo já tem uma versão para Android desde fevereiro deste ano e esta versão é gratuita. Já a versão para iOS foi publicada esta semana e custa US$ 2,99 na iTunes Store. Se esse é um preço que você está disposto a pagar pela facilidade de não ter que fuçar sua galeria de fotos para excluir as imagens ruins, ele vale a pena.

Compartilhe: