B9 Grand Prix: Dicas de 2014 para os concorrentes deste ano • B9

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B9 Grand Prix: Dicas de 2014 para os concorrentes deste ano

O que achamos relevante nos indicados do ano passado

por B9

Enquanto as inscrições para o B9 Grand Prix acontecem, muitas agências enviaram dúvidas sobre os formatos que poderiam ser inscritos. Pode outdoor? Pode spot de rádio? Pode filme? Pode guerrilha?

A resposta curta é sim. Mas também queremos aproveitar o momento e deixar umas dicas. Mais do que dicas, vamos falar sobre cada um dos indicados ao B9 Grand Prix 2014 e como cada um deles pode ensinar algo aos cases concorrentes de 2015.

Boas ações podem ocorrer utilizando recursos inusitados e muitas vezes ignorados na hora de montar um plano de comunicação

Na edição do ano passado, a equipe do B9 escolheu 12 campanhas que se destacaram ao longo do ano. A variedade de formatos era grande: tínhamos desde os tradicionais filmes às ações de guerrilha, passando por ativações digitais e em redes sociais. Mais importante, para nós, que possuir uma categoria para cada tipo de ideia é a capacidade da ideia se desdobrar bem na mídia escolhida. E fazer sucesso.

Hoje falaremos sobre as campanhas que utilizaram com sucesso o que podemos chamar de mídia proprietária – seus próprios canais digitais ou offline – e conseguiram burburinho com as suas ações na imprensa e na web.

botafogo

A “Camisa Invertida”, ação da Africa para o Botafogo de Futebol e Regatas, usou apenas o uniforme do clube e uma boa dose de PR para ter uma ação contra o racismo. Chamou a nossa atenção pela causa e por fazer mais barulho que as faixas sobre o tema que os clubes e até as seleções portam na entrada de campo. Veja mais sobre a campanha.

casamento-vermelho

Já o “Casamento Vermelho” das Prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro foram indicadas ao prêmio pela inusitada rapidez de duas equipes que cuidam de contas públicas – que deveriam ser bem mais engessadas. A despeito de qualquer partidarismo, ambas convocaram suas populações para doar sangue em honra ao casamento entre as páginas no Facebook utilizando apenas este veículo como portador da mensagem. A mídia espontânea se encarregou do resto. Veja mais sobre a campanha.

Ambas deixam uma importante dica para os concorrentes deste ano: não é apenas uma grande mobilização de dinheiro que chama a nossa atenção. Muitas vezes, as boas ações podem ocorrer utilizando recursos inusitados e muitas vezes ignorados na hora de montar um plano de comunicação.

Fez algo ainda mais incrível que eles? Que tal inscrever já o seu case no B9 Grand Prix

? Quanto antes você se inscrever, mais chances tem de aparecer entre os primeiros indicados, aproveitando alguns meses de exposição para o seu trabalho por aqui.

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