Botão do Netflix liga TV, pede comida, silencia celular e esmaece as luzes numa só tacada

Simplificando a vida do assinante ao máximo

por Rafael Silva

Iniciar uma sessão do Netflix é uma tarefa bastante árdua. Envolve ligar a TV, encontrar uma posição boa no sofá, desligar as luzes, comprar uma comidinha, colocar o celular no silencioso e só então tirar 30 minutos para escolher o que assistir no serviço. Hoje o Netflix mostrou como pode automatizar quase todas essas tarefas – você ainda precisa procurar o que assistir e encontrar um bom lugar no sofá.

É o Netflix Switch, um botão que une várias tarefas em um só. Ele liga a TV já no Netflix (se ela tiver o aplicativo), esmaece as luzes do ambiente (se forem lâmpadas conectadas), encomenda o delivery e também se conecta ao seu celular para colocá-lo no modo silencioso. Como ele faz isso? Mágica, se você não se importar muito em saber da tecnologia por trás dele.

O botão não está disponível para venda – na verdade ele pode ser criado por qualquer um usando um kit de desenvolvimento baseado no Arduino, um computador diminuto capaz de ser personalizado para realizar diversas funções. O kit também tem LEDs, bateria e um transmissor infravermelho para ligar a TV. Para criá-lo, basta seguir as instruções do projeto disponível no site da Netflix.

netflix-esquema

Dito isso, o projeto não é para noobs. Você precisa entender bem de programação e saber muito bem quais fios encaixam em quais buracos. Caso contrário, vai provavelmente receber a visita da temida fumaça branca característica de quando chips deixam de funcionar.

Compartilhe: