fbpx
peeple-app

Conheça o Peeple, aplicativo para avaliar pessoas

O Yelp para pessoas está chegando

por Rafael Silva

Reviews de estabelecimentos comerciais é algo que estamos acostumados a fazer. Eles têm um bom propósito: servem para dizer se a comida do restaurante é boa, se a loja aceita cartão ou se a cafeteria tem WiFi disponível. Existe algum modo de fazer o mesmo… com pessoas? A dupla de empreendedoras (?) americanas Nicole McCullough e Julia Cordray parece achar que sim. Elas criaram o Peeple, um aplicativo que permite que pessoas avaliem pessoas.

Por enquanto o aplicativo está em testes fechados mas a dupla já explicou como ele funciona. Ao se cadastrar, algo que só pode ser feito com uma conta no Facebook e se o usuário tiver pelo menos 21 anos de idade, você passa a avaliar seus contatos. Para fazer a avaliação é preciso encaixar as pessoas que você conhece em uma das categorias: pessoal, profissional ou romântica.

O aplicativo tem seus métodos para coibir o bullying: ele só permite login com contas do Facebook que tenham mais de 6 meses de vida, um número de telefone é obrigatório e os reviews são publicados com o nome verdadeiro. Reviews negativos só aparecem depois de 48 horas que uma pessoa os recebe, para que ela tenha tempo de contestá-los. Perfis de quem não se cadastra no aplicativo ainda são exibidos, mas só mostram os reviews positivos.

Mesmo assim, acho que não deve ser o bastante. O aplicativo ser mal-utilizado por trolls é uma certeza tão grande quanto dizer que o Sol vai aparecer no céu amanhã. E isso certamente não impede que as co-fundadoras procurem investimento para seu programa – de fato, o montante que elas já conseguiram avaliam o Peeple em mais de US$ 7,6 milhões segundo o Washington Post.

Dito isso, quem assistiu a quinta temporada de Community provavelmente já está familiarizado com o conceito do Peeple. Na série, especificamente no 8º episódio, a turma de Greendale é apresentada ao aplicativo Meow Meow Beenz, que tem basicamente o mesmo propósito do Peeple. Assista a uma parte do episódio abaixo.

A única diferença do Meow Meow Beenz para o Peeple é que o primeiro nunca saiu da ficção.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link