Twitter abandona favoritos e dá lugar a ‘curtir’ tweets

Novidade estava em testes e hoje foi lançada mundialmente

por Rafael Silva

O Twitter alterou hoje uma funcionalidade significativa da rede social. “Favoritar” um tweet com uma estrela foi deixado de lado e a partir de hoje usuários podem apenas “curtir” o tweet, ação que acompanha um ícone de coração. Essa novidade já estava em testes em um grupo de usuários há alguns meses mas agora foi disponibilizada para todo o site e aplicativos oficiais.

No post do blog oficial onde anunciam a alteração, o Twitter diz que “Você pode curtir muitas coisas, mas nem tudo pode ser seu favorito”. No post eles também publicam um vídeo exemplificando os vários significados que um curtir pode ter.

Apesar de não ir muito a fundo no que motivou a mudança, é possível especular que o uso do ícone de coração com o termo “curtir” provavelmente gerou um engajamento maior do que a combinação anterior. E é isso que o Twitter precisa desesperadamente: engajamento dos seus usuários para se manter relevante – afinal de contas é isso que as marcas gostam de ver quando investem dinheiro em uma campanha na rede social.

Vale lembrar que essa mudança chegou apenas algumas semanas depois do anúncio do Facebook dizendo que está testando novas opções para o botão curtir, cada uma com um ícone diferente. O Twitter parece que chegou atrasado nessa festa.

Obviamente não foi todo mundo que curtiu a mudança:

O Tweet do @isaach aí acima pode ter sido só uma brincadeira, mas levando em conta que a mudança completa de um ícone em todo o site e nos apps oficiais foi feita de uma maneira tão rápida não duvido que ele acabe se tornando realidade.

Compartilhe: