Campanha da Canon compara qualidade de fotos de celular e DSLR

Mas esquecem de lembrar que não é a câmera que faz o fotógrafo

por Rafael Silva

A Canon do Brasil começou esta semana sua campanha de Natal no país. A campanha, chamada “Desafio Canon vs Celular”, tem três vídeos, todos comparando a qualidade de fotos tirada por um smartphone com as fotos tiradas por uma DSLR semi-profissional.

Em um dos clipes, publicado acima, uma família posa para a foto numa sala mal-iluminada e vemos um smartphone tentando capturar uma boa imagem. Ele se sai mal, claro. Na cena seguinte, com muito mais luzes na sala, a DSLR captura uma foto perfeita. Ao final do vídeo, a frase diz que a comparação foi feita entre uma Canon e um celular fabricado em 2013 “nas mesmas condições de luz”, mas não sei se acredito muito nessa última parte.

Os outros dois vídeos da campanha, mostrados abaixo, destacam o poder que a DSLR tem de tirar fotos sem borrões e com melhor ponto focal, duas coisas que podem ser emuladas em smartphones atuais (talvez não os de 2013).

E sim, a propaganda acaba perpetuando um pouco o esterótipo de que comprar uma DSLR vai fazer de qualquer pessoa um fotógrafo profissional. Mas nós sabemos muito bem que não é assim que funciona. Tirar uma boa foto é algo que depende da lente, das condições de luz e, acima de tudo, do conhecimento da pessoa por trás da câmera.

A criação é da agência Dentsu.

Compartilhe: