Toyota lança nova Hilux com comercial onde animais aparecem felizes por morrer • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Toyota lança nova Hilux com comercial onde animais aparecem felizes por morrer

Criação da Saatchi & Saatchi da Nova Zelândia causa repúdio na internet

por Fabio Chaves

Criativos da Saatchi & Saatchi da Nova Zelândia conseguiram dar um novo significado à palavra “nojento”. É difícil pensar em outro adjetivo ao assistir à peça que marca o lançamento da versão 2016 da picape Hilux naquele país.

Na contramão da tendência mundial a favor dos direitos dos animais, a Saatchi & Saatchi baseou todo o seu filme publicitário para a montadora japonesa Toyota em cenas onde animais aparecem honrados em serem mortos por caçadores. Segundo mostra o comercial, a morte vale a pena se for para ser transportado em uma Hilux.

A insanidade é tanta que os animais chamam a atenção de seus carrascos propositalmente, recitando palavras em ode à nova picape da Toyota. O filme começa com um alce se aproximando de caçadores e esperando ser baleado. “Oh, que alegria, ser transportado na Hilux. Eu não vou ser caçado, vou ser, de forma feliz, capturado.” – ele diz. A romantização do assassinato do alce termina com ele amarrado no capô da nova Hilux e – acredite – satisfeito e feliz por isso.

A liberdade criativa deve ser mantida, mas desde que não cause mal a ninguém

Em outro momento do vídeo, ao avistar a nova picape em questão, um gambá anda calmamente para ao meio de uma estrada, à noite. Se coloca sobre as patas de trás e abre as da frente, como se fosse dar um abraço no veículo que parece estar a mais de 100 km por hora. “Mesmo quando você faz uma bagunça decente em mim, eu fico aqui honrado, abraçando o meu destino.” – diz o gambá, pouco antes de ser atropelado e despedaçado pela nova Hilux.

toyota
No YouTube, o resultado aparece nas marcações de “não gostei”, que superam, de longe, as “gostei”

Do primeiro segundo até o último, o filme da Saatchi & Saatchi de um minuto e meio mostra vários animais em situação semelhante, todos honrados em dar sua vida apenas para serem transportados na picape.

Ficam as dúvidas: ninguém na Saatchi & Saatchi ou na Toyota questionou a necessidade e, principalmente, as consequências de um filme assim? Dezenas de pessoas trabalhando por semanas na campanha de um dos veículos mais importantes da empresa e o produto final é esse?

Embora a produção tenha usado apenas computação gráfica e não animais verdadeiros no filme, a peça é extremamente ofensiva a todos aqueles que têm o mínimo de respeito aos animais. No YouTube, o resultado aparece nas marcações de “não gostei”, que superam, de longe, as de “gostei”, veja aqui.

Se a Saatchi & Saatchi da Nova Zelândia queria a polêmica apenas pela polêmica, qual será o próximo passo?

A liberdade criativa deve ser mantida, mas desde que não cause mal a ninguém. Tratar a violência contra seres que sofrem como nós com tamanha falta de respeito e romantismo irônico, ainda incitando a prática, é um sinal claro de total falta de profissionalismo e respeito à vida.


Fabio Chaves é fundador e infoativista do Vista-se – maior portal vegano do Brasil e segundo mais acessado do mundo – e colunista do portal de notícias da Rede Record, o R7. Escreve também para o B9.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.