fine-bros-update

Fine Bros. voltam atrás e desistem de registrar marca “React”

Reação negativa da internet causou a mudança

por Rafael Silva

Com grandes poderes, veio uma grande flamewar. Foi isso que a dupla conhecida como Fine Brothers aprendeu na semana passada ao tornar pública sua ideia de registrar a marca “React” e o formato de algumas das suas séries. A ideia foi tão mal recebida pela comunidade e por Youtubers em geral que hoje a dupla pediu desculpas publicamente e anunciou que vai voltar atrás.

Em um post no seu perfil do Medium, os irmãos dizem que pretendem abandonar os registros de marca da palavra “React” e das demais séries com essa palavra no nome – embora dizem que o processo pode demorar, eles afirmam que a documentação para tal já foi enviada. Como consequência, eles também decidiram descontinuar o programa “React World”.

Além disso, todos os vídeos injustamente bloqueados no passado que tinham algum conteúdo deles também será liberado para exibição, o que mostra que a dupla finalmente entendeu o conceito de “fair use” do sistema de direitos autorais dos EUA. Ao abordar o assunto, a dupla diz que “faz bastante sentido as pessoas desconfiarem de nós por causa das retiradas de vídeos no passado” mas espera que “estas nossas ações falem mais alto do que nossas palavras”.

Provavelmente para evitar que percam ainda mais assinantes no seu principal canal no YouTube, os dois vídeos sobre o assunto, que angariavam mais de 700 mil dislikes ao todo e foram diretamente responsáveis pela perda de quase 300 mil assinantes, também foram excluídos.

Internet, você venceu mais uma vez. Continue assim.

Compartilhe: