Facebook apresenta Surround 360, a melhor camera para realidade virtual já criada

Facebook apresenta Surround 360, a melhor camera para realidade virtual já criada

Para servir de referência na indústria, projeto inclui 17 lentes que filmam em resolução de até 8K

por Carlos Merigo

O Facebook quer tanto que as pessoas criem vídeos em 360° que decidiu não esperar a indústria especializada: foi lá e criou sua própria camera.

A Surround 360, apresentada hoje na conferência F8, em San Francisco, é composta por 17 lentes que podem filmar com resolução de até 8K. A lente fish eye no topo e outras duas na parte inferior são responsáveis por eliminar aquele “buraco negro” nas filmagens 360°, fazendo com que a camera e seu suporte desapareçam de cena. Com cara de disco voador, a estrutura é de alumínio, e pode ser facilmente desmontada.

Mas não é exatamente o hardware o pulo do gato aqui. A proposta principal da Surround 360 é reduzir a zero o trabalho de pós-produção, resultando em vídeos 360° prontinhos para serem publicados (no Facebook, de preferência).

A proposta principal da Surround 360 é reduzir a zero o trabalho de pós-produção

compartilhe

A camera não será vendida comercialmente. Ela é open source e sua documentação de hardware e algoritmos será liberada no Github, para que qualquer um monte seu próprio equipamento. Segundo o Facebook, o custo das peças – que podem ser compradas online – gira em torno de 30 mil dólares.

Chris Cox, chefe de produto do Facebook, deixou claro que a empresa não quer competir no segmento de cameras. A Surround 360 foi criada para servir como referência pra indústria – “a melhor já criada”, segundo ele – que poderá projetar seus próprios produtos a partir desse conceito.

Facebook Surround 360
Facebook Surround 360
Facebook Surround 360
Compartilhe:
icone de linkCopiar link