livro-magic-words1

HP usa reconhecimento de fala para reunir histórias de pessoas que não sabem escrever

Projeto cria livro 'Magic Words' que tem 30 relatos

por Rafael Silva

O Brasil tem mais de 13 milhões de pessoas analfabetas, mas não é por não saberem escrever que essas pessoas não têm histórias para contar. Um projeto da HP executado nos últimos meses foi atrás dessas pessoas para coletar suas histórias de uma maneira curiosa: usando o reconhecimento de fala.

No projeto, chamado “Magic Words” e criado em conjunto com a agência AlmapBBDO, eles percorreram o Brasil angariando relatos de quem não consegue escrever. As pessoas simplesmente falavam o que queriam contar e o programa transformava em texto, que era impresso logo depois pela HP Ink Advantage Ultra. As impressões foram transformadas em um livro que contam as histórias de 30 pessoas diferentes. Os registros também foram transformados em um documentário que pode ser assistido no site www.hpmagicwords.com.br, que é também onde está disponível o programa usado no projeto.

Segundo Pedro Burneiko, Head of Art da AlmapBBDO, o projeto levou ao todo 7 meses para ser concluído e a criação da ferramenta de reconhecimento de fala foi feita em conjunto com a HP, usando tanto tecnologia da empresa junto quanto uma API do Google. Já Luciana Haguiara, Diretora de Criação Digital da agência, fala que a ideia é de registrar as histórias que seriam esquecidas. Ela completa dizendo que o projeto tem por trás um trabalho enorme de pesquisa para encontrar as pessoas e brinca que há tanto material coletado que é o suficiente até para um segundo livro.

Embora tenha resultado em cópias físicas desse livro, essa versão não estará a venda. Ele foi disponibilizado gratuitamente como PDF para que qualquer um leia e imprima se quiser.

Compartilhe: