A miopia do treinamento pra estimular a inovação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

A miopia do treinamento pra estimular a inovação

O que aprendi sobre cultura da inovação em tempos de crise

por Caroline Lessa

Se a crise foi pega pra Cristo, a inovação é a palavra da salvação. Do Seu Manuel da padaria ao CEO da empresa de comunicação, todos sentem que chegou o momento do vai ou racha. Inova ou sai do jogo. Para se destacar dos concorrentes e encantar a freguesia, Manuel pode aproveitar a época festiva e fantasiar seus funcionários com trajes juninos. A vovó acha simpático e a criançada acha graça. Gol! Mas e o CEO? Sua empresa é grande e qualquer mudança efetiva no negócio depende da atitude de cada funcionário. O que ele faz pra contaminar toda a organização com o espírito da inovação?

Tã-Dã! Treinamento!

Palestras, Workshops, Seminários, Webinar, discurso motivacional, and all over again. O CEO fornece a inspiração necessárias para os funcionários inovarem, mas, no dia seguinte, ele percebe que nada mudou. Se eu pudesse tomar um café amigo com esse cara que, na melhor das intenções, acredita ter dado todas as ferramentas para a equipe inovar com treinamento, eu só faria uma pergunta: Você deu espaço?

Segundo a pesquisa Delloite Millenial Survey (2015), 70% dos jovens querem exercer sua criatividade no trabalho e não conseguem. A mesma pesquisa também diz que 72% deles sentem que as empresas não fazem uso completo de seus skills e habilidades. Hoje, a maioria dos profissionais de comunicação estão over-conectados, over-estimulados e com qualquer informação a distancia de um clique. Será que conhecimento e inspiração são os gaps que as empresas precisam resolver?

70% dos jovens querem exercer sua criatividade no trabalho e não conseguem

As organizações querem colher inovação e estão semeando com treinamento, mas poucas se perguntam antes se o solo delas é fértil. Dedicar tempo para entender o real problema da empresa analisando a fundo sua dinâmica no dia-a-dia é a única forma de trazer resultados duradouros. É um esforço que, no futuro, economiza tempo e dinheiro mal investido (E, né? A crise). Para entender se a empresa está preparada para inovar, é importante refletir sobre 3 pontos:

1. Ela é Innovation friendly?

Acredito que, para a inovação sair do slide e passar a fazer parte da cultura organizacional, ela precisa ser o driver das principais relações da empresa. É olhar em volta e se perguntar “isso é um facilitador ou um entrave à inovação?”. E “isso” abrange: a visão e a estratégia da organização; os processos, práticas e sistemas; o discurso e atitude da liderança; a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho. Ter uma organização que abrace o novo é essencial para impulsionar a inovação.

2. Os processos contam com o erro?

As pessoas inovam mais quando a punição é menor se falharem do que quando a recompensa é maior se vencerem. Mais do que reconhecer o acerto, quando se trata de inovação, é importante que o planejamento dos projetos tenham espaço para a tentativa. Falhar oferece uma grande oportunidade de aprendizagem e deve ser visto como um componente importante do sucesso. Aprender com os fracassos, reagrupar, e começar de novo com mais inteligência.

3. A empresa estimula projetos pessoais?

A inovação pertence as companhias que abracem o espírito empreendedor dos seus funcionários. Estimular que eles usem os recursos e infraestrutura internas para botar em prática ideias que refletem as suas crenças e que também estão de acordo com os objetivos da empresa, é permitir que pessoas criativas sejam criativas. Motiva a equipe e traz retorno para a empresa. Todo mundo ganha.

Conclusão: A crise fecha muitas portas, mas cria oportunidades. E a ideia de que lá fora, em alguma garagem, dois moleques podem estar criando a próxima empresa que vai mudar completamente o mercado, assusta (com razão) as já consolidadas. Nessa corrida para inovar antes dos inovadores, as empresas podem se precipitar na interpretação das necessidades dos seus funcionários. Vejo muitos planos mirabolantes de treinamento, mas pouca gente falando de processo, de clima, de dar ESPAÇO. Se os executivos se dedicarem a entender os nós do dia-a-dia que a empresa precisa desatar para deixar fluir o potencial criativo já existente, vai ser libertador e efetivo.

Então eu volto a minha pergunta original, mas agora como convite: Vamos criar espaço para a inovação?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro