Dove combate o sexismo da mídia em nova campanha

Aparência vs. desempenho

por Rafael de Almeida

Aproveitando a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio, a Dove lançou nos Estados Unidos uma evolução da campanha My Beauty, My Say em que estimula as mulheres a definirem a sua beleza própria. Nessa nova fase, o objetivo é combater e criticar referências sexistas às mulheres na mídia, seja ela esportiva ou não. Assista acima alguns exemplos.

Para provocar a discussão entre o público e estimular a repreensão de citações que ofendam as atletas, alguns dos comentários sexistas estão sendo exibidos em painéis digitais nas cidades de Nova York, Los Angeles e Toronto.

campanha_dove_mybeautymysay2

“Ela cresceu para ser uma mulher bem atraente”- ESPNW

“Em vez de focar no desempenho atlético, eles estão frequentemente falando sobre as roupas ou como elas estão. Não é tão apropriado mencionar os seios ou a bunda enquanto estiverem conversando sobre seu desempenho como esportista”, diz Jennifer Bremner, diretora de marketing da Dove.

A campanha também tem um hotsite onde o público é incentivado a enviar tweets para as contas oficiais dos jornais e sites que fizeram algum tipo de comentário depreciativo para atletas que estavam competições.

Lá é possível ter uma noção da quantidade de comentários sexistas feitos por veículos de comunicação, tudo isso acompanhado de várias estatísticas que só reforçam como a mídia ainda precisa evoluir e deixar de ser machista.

Compartilhe: