facebook-novo-trending

Facebook vai automatizar seção de Trending e diminuir curadoria humana

por Rafael Silva

Hoje o Facebook anunciou que vai deixar de lado uma parte da curadoria do seu campo de Trending. A seção, a partir de agora, será mais automatizada e no lugar de exibir uma breve descrição, terá um contador de quantas pessoas estão falando sobre o tópico naquele determinado momento. Ela deve ficar bastante parecida com uma outra seção de Trending de outra rede social. Veja acima como deve ficar.

A mudança pode ter sido em resposta aos artigos publicados pelo Gizmodo citando pessoas que trabalham na ferramenta e como ela funciona. Segundo eles, havia um arquivo de diretrizes do que podia e não podia ser escrito na seção – e muitas vezes, notícias que apareciam organicamente e eram em geral conservadoras, eram suprimidas do campo. A escolha do que aparecia também era, em alguns casos, feita manualmente, com base na intuição dos curadores.

Segundo o post no blog oficial, o Trending vai continuar a receber alguma curadoria dos jornalistas. Mas no lugar de selecionar o que aparece, eles devem apenas verificar se o tópico é realmente atual e está conectado a um evento no mundo real. Isso, segundo o Facebook, deve “garantir a alta qualidade” dos tópicos mostrados.

O Facebook também responde às acusações de que suprimia notícias conservadoras, dizendo que “fez uma investigação e não encontrou nenhuma evidência de tendenciosidade”.

Compartilhe:
  • tags: