Comercial de Hillary Clinton traz mulheres diante do espelho enquanto Trump faz comentários machistas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Comercial de Hillary Clinton traz mulheres diante do espelho enquanto Trump faz comentários machistas

Peça da corrida presidencial americana pergunta: “É esse presidente que queremos para as nossas filhas?”

por Carlos Merigo

Com a chamada minirreforma eleitoral de 2016, muito se falou que as candidaturas precisaria usar a criatividade para escapar das restrições de dinheiro (doações de empresas foram proibidas, além do teto de financiamento) e tempo (que foi reduzido).

Porém, uma das novas regras impacta justamente no que poderia ser uma saída barata e eficiente: a execução de boas ideias.

Na propagandas eleitorais esse ano, não podem ser usados efeitos especiais, montagens, computação gráfica, desenhos animados e edições. Tudo tem que ser direto e reto, sem linguagem cinematográfica.

Se isso é bom ou ruim, ainda vamos descobrir. A verdade é que a propaganda política brasileira já teve muitas peças de impacto (e polêmicas), com conceitos que dramatizam e/ou usam metáforas visuais para atacar adversários.

São criações que podem mudar votos e gerar conversa, mas não dá pra garantir que são 100% honestas, principalmente quando descontextualizam frases.

A nova lei brasileira impediria, por exemplo, um produto criativo e poderoso como esse comercial da campanha de Hillary Clinton para presidência dos EUA.

No vídeo, meninas se olham no espelho enquanto imagens de arquivo trazem o candidato adversário, Donald Trump, tirando sarro da aparência de mulheres e fazendo comentários machistas.

A assinatura, no final, diz: “É esse presidente que queremos para as nossas filhas?”

Como publicitário, sinto que peças assim não possam ser mais criadas. Mas como eleitor – considerando os abusos que são cometidos – talvez a melhor maneira seja vermos os candidatos de maneira nua e crua mesmo. Ainda que muita gente não consiga enxergar o óbvio.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro