Marca italiana modifica Nikon D5500 para astrofotografia

A modificação sonho dos fotógrafos de galáxias

por Leonardo Muraoka

A astrofotografia é uma das áreas mais interessantes da fotografia, que necessita de certo conhecimento para resultados satisfatórios. Uma das alterações necessárias para capturar estrelas, astros, a via láctea, é a utilização de longa exposição, ou seja, deixar o sensor exposto por até minutos. Essa necessidade causa, na maioria das vezes, que a câmera utilize muita energia e aqueça.

Assim, a empresa italiana PrimaLuceLab criou um mod para a Nikon D5500, que insere além de vários recursos, um sistema de resfriamento localizado na traseira da câmera, no lugar do LCD. O fato de se manter a temperatura por volta de 27°C possibilita a utilização de ISOs menores, possibilitando imagens mais limpas e astros mais visíveis. Veja abaixo um exemplo de foto capturada com a câmera.

sample-sample

Possíveis problemas como umidade, devido o sistema de refrigeração, são eliminados por um sistema de aquecimento, que não interfere no sensor. O filtro infravermelho também foi removido e adicionado um que estende o espectro de tons vermelhos.

A Nikon D5500a, da PrimaLuceLabs, está disponível pela bagatela de $2420.

nikon_camera_d5500a_cooled_raffreddata_infografica_en
Compartilhe: