Ataque a provedor de DNS tirou boa parte da internet do ar

Serviços como Twitter, Box, Spotify e outros foram afetados

por Rafael Silva

Se você não consegue acessar o Twitter, Box e serviços como a Netflix, WhatsApp, PSN e Imgur nessa sexta-feira (21), saiba que o problema não está no seu provedor. Na verdade trata-se de um dos maiores ataques DDoS já registrados contra um provedor de DNS, o DynDNS.

Ataques DDoS, ou Distributed Denial of Service, têm como objetivo retirar servidores do ar ao fazer muito mais requisições do que eles conseguem processar. O alvo, DynDNS, é um serviço que fornece resolução de endereços para várias empresas, como a Spotify, o Twitter e o Box. Como os servidores estão sendo atacados, o acesso a tais serviços ficam comprometidos.

No momento da publicação desse post, a DynDNS diz já ter detectado e está trabalhando para mitigar o ataque. Mas além do ataque na manhã de hoje, eles também sofreram outro de tarde. Por conta disso, muitos serviços continuam inacessíveis aos seus usuários.

A imagem abaixo mostra um heatmap dos servidores sendo atacados, cortesia do site Downdetector, que rastreia grandes redes e backbones da internet. O mapa em questão é de um dos maiores no mundo, a Level3, e mostra que o ataque está causando indisponibilidade de vários dos seus servidores.

level3-outage

Além deles, agências governamentais dos EUA estão monitorando o ataque, provavelmente para descobrir os possíveis culpados.

Compartilhe: