Spotify lança rap criado com inteligência artificial

Música foi batizada como 'Neural'

por Rafael de Almeida

Depois de criar um trailer de filme de terror, chegou a vez da inteligência artificial ser usada pra produzir uma música. Foi o que o Spotify fez em parceria com o grupo RZO, combinando a intervenção criativa humana com a rede neural artificial que analisou letras e manuscritos deixados pelo rapper Sabotage, falecido em 2003.

Neural” é o nome da música que contou também com a participação da família Sabotage e também da cantora Negra Li. Escute a música aqui.

Para registrar todo o desenvolvimento da música, um documentário foi produzido e será disponibilizado em breve pelo Spotify. O trailer você pode conferir no vídeo acima.

A empresa responsável pela inteligência artificial foi a Kunumi, que em parceria com a família do rapper foi validando aos poucos o material.

“É muito legal ver como a tecnologia e o homem trabalharam juntos na criação e composição dessa música. É uma experiência totalmente nova para o artista, para nós do Spotify e para os fãs do RZO e do Sabotage. Estamos presenciando uma nova maneira de criar música”, disse Bruno Telloli, editor de música do Spotify no Brasil.

A música e a composição ficaram ótimas e projeto em si é uma boa forma de homenagear o rapper. Apesar disso, inteligência artificial nenhuma vai conseguir (pelo menos no hoje) entender o significado e o peso de uma palavra como “saudade”. Enquanto para nós ela carrega uma bagagem emocional e passa uma mensagem em uma composição, para a inteligência artificial é apenas uma palavra que forma uma rima boa.

Compartilhe: