Wired Festival traz ao Rio de Janeiro diferentes visões sobre o futuro • B9

Wired Festival traz ao Rio de Janeiro diferentes visões sobre o futuro

Evento conta com a participação de nomes de diferentes indústrias que estudam o impacto de diversas tecnologias em nosso cotidiano

por Luiz Yassuda
Capa - Wired Festival traz ao Rio de Janeiro diferentes visões sobre o futuro

Robôs, comida, respeito às minorias, youtubers e vídeos 360°. Assuntos aparentemente distantes, mas que mostram como a tecnologia pode resolver problemas, nos aproximar e nos informar melhor. Todos estes temas foram abordados durante a Wired Festival 2016, evento realizado pela publicação americana pela primeira vez em solo brasileiro.

Nomes de peso como Alex Atala (D.O.M.), Kaoru Sugano (Dentsu), Peter Hirshberg (Re:Imagine Group), Sean McKelvey (Softbank Robotics), além de conhecidos do público B9, como Ricardo Laganaro (O2 Filmes, que você ouviu no Código Aberto) e Thiago Rotta (IBM Watson, que você ouviu no Braincast) entre tantos outros ofereceram ao público sua visão singular sobre o que está acontecendo nas mais diversas indústrias e para onde vamos.

Alex Atala: valorização da comida local e do pequeno produtor

Alex Atala: valorização da comida local e do pequeno produtor

E o que vimos de mais interessante por lá, além da possibilidade de brincar com o drone do Alexandre Maron?

20161203_113040

A palestra de Sean McKelvey mostrou uma outra visão sobre robótica – muito diferente das discussões ocidentais sobre inteligência artificial e finalidade de robôs. Trabalhando no projeto do Pepper, o primeiro a reconhecer emoções humanas e se relacionar com elas, McKelvey demonstrou que tecnologias mais empáticas com as emoções podem promover verdadeira melhora na vida e na sociedade.

Sean McKelvey: robôs inteligentes programados para reconhecer e apreciar emoções humanas podem promover uma sociedade melhor.

Sean McKelvey: robôs inteligentes programados para reconhecer e apreciar emoções humanas podem promover uma sociedade melhor.

Os medos de uma inteligência artificial, segundo ele, existem porque as discussões atuais de robótica ignoram emoções humanas, que podem ser ensinadas e apreciadas; e por uma moral, um senso instintivo do certo e do errado que pode ser programado. Para que uma inteligência artificial não seja temida, devemos nos perguntar o que estamos criando e por quê.

“Os orientais, no entanto, possuem uma outra maneira de ver a questão dos robôs na sociedade. Se perguntarem a um americano quais seriam os exemplos de IA, eles responderiam Exterminador do Futuro, Matrix, Hal 9000. Mas se perguntam aos japoneses, eles vão falar do Astro Boy, do Doraemon. Algo que é querido, que veio para o bem”

Doraemon é tão fofo, que mal pode fazer?

Doraemon é tão fofo, que mal pode fazer?

Kaoru Sugano comentou sobre as tecnologias inimagináveis a uma agência de publicidade há alguns anos que hoje possibilitam recriar histórias do passado e contar as histórias do futuro. Responsável por cases como Sound of Honda – Ayrton Senna 1989, a apresentação japonesa durante o encerramento dos Jogos Rio 2016 e tantos outros, Sugano comentou sobre as experiências da área de criação especial da Dentsu no Japão, a Dentsu Lab.

Kaoru Sugano: Lost in Translation, mas cases incríveis que falam por si

Kaoru Sugano: Lost in Translation, mas cases incríveis que falam por si

Na parte de workshops, os destaques vão às equipes da Mirante Lab, que ofereceu a possibilidade a 40 felizardos de montar o seu próprio drone na hora, com peças simples; e da Project Company, que oferecia implantes de chips NFC para os interessados em criar sistemas de automatização e identificação sem precisar nem mesmo do celular.

Os drones da Mirante Lab: o maior transforma o seu celular em uma espécie de manche, repetindo os movimentos que você fizer com o aparelho. O segundo é uma alternativa bem barata, criada com peças impressas e controles simplificados.

Os drones da Mirante Lab: o maior transforma o seu celular em uma espécie de manche, repetindo os movimentos que você fizer com o aparelho. O segundo é uma alternativa bem barata, criada com peças impressas e controles simplificados.

Se as questões sobre o futuro e sobre uma versão brasileira da revista Wired não foram totalmente respondidas, o evento jogou luz em uma série de temas que podem ser pensados daqui para frente.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link