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Don’t eat the cake…

por Carlos Merigo

Hoje, 9 de Junho, é o dia em que completo 23 anos de existência. E para comemorar, nada melhor do que falar de um comercial que tem tudo a ver com aniversários.

Mas pra falar dele é preciso explicar alguns detalhes antes. Em muitos países, principalmente nos Estados Unidos, é comum em aniversários às pessoas comerem bolo e tomarem leite. Claro, aqui muita gente também faz o mesmo, mas é que lá é uma espécie de tradição: Comeu bolo, tem que ter leite.

E é justamente por esse costume, que o comercial deste post não funciona de maneira globalizada. Aqui no Brasil costumamos tomar refrigerante nos aniversários e na Rússia, por exemplo, comem bolo e tomam chá ou bebidas alcoólicas.

O segundo detalhe, é por conta da própria empresa anunciante. A campanha Got Milk? teve início em 1993, quando fabricantes de leite da Califórnia resolveram formar uma cooperativa, a California Milk Advisory Board, para aumentar e incentivar o consumo da bebida láctea.

Com uma intensa presença em diversas mídias e a participação de celebridades, a campanha se tornou um sucesso. Mesmo sendo uma ação publicitária restrita a sociedade americana, quem é que nunca viu aqueles famosos anúncios que mostravam famosos e personagens de desenhos animados com bigode de leite?

O consumo de leite atingiu seu recorde em 2001 e a campanha Got Milk? é hoje considerada um ícone da cultura pop.

Intitulado de “Birthday”, este filme criado pela agência Goodby, Silverstein & Partners utiliza como solução final justamente o costume de comerem bolo com leite nos aniversários.

O comercial tem uma atmosfera sombria e misteriosa, mas é muito bem humorado. Um garotinho estranho, que está indo para uma festa de aniversário, prevê acontecimentos ruins segundos antes de acontecerem. Assim ele manda o motorista parar o carro para não atropelar um cachorro que atravessa a rua logo em seguida, para momentos antes de uma árvore cair logo a sua frente.

Ao chegar na festa, o menino observa a todos. Ele então diz: “Não comam o bolo”. Ninguém entende nada, e continuam a comer. No mesmo instante, ouve-se um grito. É a mãe do aniversariante, que traz uma caixinha vazia de leite. Ou seja, praticamente uma tragédia numa festa de aniversário: comer bolo sem beber leite.

Sim, pra gente não tem muita graça, mas para seu público-alvo funciona de forma excelente. Infelizmente só lá, no resto do mundo torna-se inútil.

“Birthday” ganhou Leão de Ouro no Festival de Cannes 2003, Ouro no Clio Awards 2003, Bronze no The One Show 2003 e Prata no Andy Awards 2004.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 7.74 MB.

Ah, vale dizer que a campanha Got Milk? chega ainda este ano no Reino Unido. O incentivo ao consumo de leite acontecerá na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

PS: E antes que me perguntem, no meu aniversário não vai ter bolo e leite, só bolo e chopp…hehehe :b

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