Controverso anúncio de supermercado alemão mostra garoto acima do peso e que sonha em voar

Um prato feito para problematização?

por Rafael de Almeida

“Diga-me com quem andas e direi quem tu és” poderia muito bem ser adaptado para “Diga-me o que comes e direi se és saudável ou não” depois de assistir o comercial produzido pela rede de supermercados alemã Edeka.

O filme retrata o dia a dia de um garoto que vive em uma sociedade onde as pessoas não se alimentam da maneira adequada, o que provoca o aumento de peso. Confira a historinha completa no vídeo acima.

Com o desejo de aprender a voar, o personagem principal do comercial começa a se alimentar de frutas durante o processo de desenvolvimento das suas “asas”, fazendo com que a longo prazo o seu peso diminua e ele consiga realizar o sonho de voar.

O filme encerra com a mensagem de “Coma da mesma forma que a pessoa que você quer se tornar” e como estamos na era dos questionamentos, algumas pessoas acabaram se sentindo ofendidas com a condição retratada no material, que vai muito além de uma simples questão de alimentação.

Em resposta a rede de supermercados pediu desculpas e disse que “nunca foi a intenção discriminar pessoas obesas. A ideia do vídeo era puramente ficcional e que o desejo era o de estimular uma alimentação mais equilibrada e saudável.”

A campanha foi criada pela Jung von Matt.

Compartilhe: