f-rating-imdb

IMDb adota “F-Rating” para sinalizar filmes com forte presença feminina

Deixando Hollywood um pouco menos machista, uma classificação por vez

por Rafael Silva

Além de mostrar a nota de um filme de acordo com as críticas, o IMDb anunciou esta semana que vai incluir uma nova classificação. Chamada “F-Rating“, essa categoria vai exibir filmes que são feministas.

A classificação foi criada baseado no “Teste de Bechdel” para filmes. Esse teste originalmente era uma brincadeira de uma tirinha da cartunista americana Alison Bechdel, e diz que o filme passa esse teste se tiver pelo menos duas mulheres conversando sobre alguma coisa que não seja sobre um homem.

Para receber a “F-Rating”, o filme precisa ter sido dirigido ou escrito por uma mulher ou ter uma atriz no seu papel principal. Não precisa nem ser um filme com atores de carne e osso – dentre os que receberam a classificação “F-Rating”, está o animado “Frozen”.

Essa classificação já é usada desde 2014 em festivais de filmes e cinemas no Reino Unido, mas essa é a primeira vez que um site do tamanho do IMDb adota essa categorização específica. Talvez um passo que possa parecer pequeno, mas ao destacar esse tipo de conteúdo o site ajuda de forma significativa a criação de mais deles. E talvez assim Hollywood deixe de ser um pouco menos machista.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link