Liquify

SXSW 2017: Adobe mostra o futuro do design

Os processos e inovações que vão facilitar a sua criatividade

por Juliana Wallauer / Planejamento na VividBrand

Com uma postura humilde, aberta e carismática, Eric Snowden, Senior Director of Design for Creative Cloud & Document Cloud da Adobe, apresentou as novidades da empresa – capitaneadas pela inteligência artificial Adobe Sensei (o gif acima demonstra a função Face Liquify) – para impulsionar o nosso mercado, e os processos que permitem sua equipe produzi-los.

Vou resumir aqui os destaques dessa conversa:

Consistência. Um dos drives da empresa é promover consistência entre a linha de produtos, promovendo sinergia entre as equipes, diminuindo a redundância, e principalmente reduzindo a curva de aprendizado. Um resultado simples dessa política é o projeto para unificar os MILHARES de ícones utilizados pela Adobe. Pensa na mágica de encontrar exatamente o mesmo ícone em qualquer produto da família. Isso se traduz em menos tempo tentando conhecer e reconhecer os sistemas e melhor usabilidade.

Fontes variáveis. Esse foi um dos momentos encantadores da apresentação. Sabe o drama de baixar inúmeros arquivos para ter uma família de fonte completa? Ele já faz parte do passado.

Os designers glorificam de pé – Eric Snowden da Adobe apresentando o que vem por aí. #BeBrasilAtSXSW

Uma publicação compartilhada por B9 @ SXSW (@brains9) em

Creative Live Streaming. Em um contexto em que lives ganham cada vez mais relevância a Adobe está programando todas as suas ferramentas para oferecerem a função de transmissão simultânea. Além de ser útil para educação existe o apelo de acompanhar a criação de uma obra de arte em tempo real.

Posts Efêmeros. Nem mesmo a Adobe escapa do alcance do impacto do Snapchat na cultura. Para incluir a tendência de conteúdo efêmero em seus produtos a Adobe tem um projeto de postagem efêmera no Behance. Eu passo semanas avaliando qual peça vai entrar no meu portfólio, porque ia querer que a postagem não fosse permanente? Qual é a necessidade disso, você pergunta. A dinâmica de deletar o post depois de um tempo justamente permite mais liberdade para compartilhar work in progress e assim ampliar as possibilidades de feedback para engrandecer o resultado do trabalho.

Real time collaboration. Aqui a mágica aparece mais uma vez. Tudo caminha para arquivos compartilhados multiplataforma, salvos na nuvem e sendo trabalhados por diferentes equipes ao mesmo tempo. Mas os formatos dos arquivos são uma barreira para isso… Vamos eliminá-los então! Isso mesmo. Esqueça formato. Agora as equipes vão poder alterar documentos usando diferentes ferramentas ao mesmo tempo.

Já está animado para o futuro? Então vamos encerrar com uma demonstração de como editar 3D vai ficar muito mais simples e acessível.

Nova ferramenta da Adobe. #BeBrasilAtSXSW

Uma publicação compartilhada por B9 @ SXSW (@brains9) em

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

Compartilhe: