Puzzle

SXSW 2017: Estou perturbado

Um festival idealizado para refletir o que vivemos hoje

por Luis Padilha / Vice-Presidente de Mídia na AlmapBBDO

É uma frase estranha para começar um texto, mas é real. Passei a semana participando de um evento numa cidade no meio do Texas, que parece até meio fake. A sensação que tenho é que, depois do SXSW, tudo aqui em Austin se desmonta até o ano que vem.

Só que isso não é, nem de longe, aquilo que traz esta sensação de perturbação. Você já chega perturbado por ter que escolher um painel entre outros 30 que acontecem ao mesmo tempo em distintos pontos da cidade. Esse stress todo mundo passa. E está em linha com o tempo em que vivemos: muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e a informação chega de forma simultânea.

O SXSW parece ter sido idealizado para refletir o que vivemos hoje: tudo ao mesmo tempo, acelerado, tudo em beta. Acho que estamos vivendo um boom de evolução do cérebro humano. Já dizia Darwin que o que sobrevive não é o mais forte, mas sim aquele que melhor se adaptar àquele momento. Inteligência artificial na mira dos governos, modelos de negócio mudando na velocidade da luz, internet das coisas e por aí vai.

Nunca a sociedade passou por um período de mudanças tão profundas e ao mesmo tempo tão aceleradas.

compartilhe

Muitas empresas não resistirão, em compensação muitas outras surgirão. Outro dia li um artigo dizendo que 50% das profissões que existirão nos próximos 5 anos ainda nem sequer foram inventadas. Isso tudo é perturbador. Mas também é estimulante. Não tem como ficar parado. Buscar, conhecer, reciclar, reciclar e reciclar de novo. Tudo acontece com muita velocidade e as horas do dia são curtas para tudo isso.

Mas tudo bem, é preciso manter o ritmo e não deixar a informação te engolir. São tempos perturbadores, porém empolgantes. Nunca na história existiu tanta diversidade e pluralidade. Nunca a sociedade passou por um período de mudanças tão profundas e ao mesmo tempo tão aceleradas. E nós estamos aí, no meio disso tudo, e temos que fazer acontecer. O momento nunca foi tão fértil para mudanças. Espero continuar perturbado por um bom tempo.

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

Compartilhe: