SXSW 2017: Pre-suasion, o marketing do Seu Silvio

Pre-suadir alguém pressupõe abordar o seu consumidor potencial subliminarmente

por Juliana Vilhena Nascimento / Head de Atendimento na R/GA

Ontem vi falar aqui no SXSW o Robert Cialdini – um dos teóricos que conheci pelo livro há bastante tempo – na época em que eu trabalhava com marketing direto e CRM.

Cialdini escreveu um livro há muitos anos com os 6 princípios básicos da persuasão: Reciprocidade, Similaridade, Autoridade, Validação Social, Escassez e Consistência. Estes eram princípios que vc deveria usar dentro das suas mensagens publicitárias pra aumentar seus resultados.

Mas agora, esse senhor veio falar de outra coisa: a pré-suasão – uma técnica que ele “embalou” recentemente mas que cá entre nós já vem sendo bastante usada por um canal de televisão conhecido nosso.

Como dizia Lavoisier: nessa vida nada se cria – tudo se transforma.

Pre-suadir alguém pressupõe abordar o seu consumidor potencial subliminarmente, antes de você apresentar sua oferta, e “colocá-lo num estado mental favorável a ela”. Robert citou alguns exemplos de estudos em que o uso da técnica direciona o olhar e o comportamento do consumidor- por exemplo: uma loja de móveis criou duas landing pages diferentes para receber seus consumidores. A primeira utilizava moedas em seu background – e a segunda tinha nuvens.

Consumidores que acessaram a primeira landing page compraram móveis mais baratos. E os que acessaram a segunda compraram itens mais confortáveis.

Você se surpreendeu com o resultado? Imagino que não.
E se você quer ver a técnica na prática, basta lembrar dos frames da Jequiti inseridos nos programas de TV:

Bem que eu achei o Cialdini meio parecido com o Silvio…será que era um Robô?

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

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