SXSW 2017: A imprecisão do presente • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2017: A imprecisão do presente

Com tantas transformações é normal ter receio do hoje e amanhã

por Yugo Motta

Ao entrar no calendário de palestras do SXSW pode parecer que estamos alguns anos à frente de 2017. Alguns títulos falam sobre cidades inteligentes e como lidar com elas, outros sobre como a inteligência artificial impacta a indústria criativa e muita, muita conversa sobre Marte. Era tanta coisa sobre Marte que eu até me questionei se a gente já não tinha colonizado o planeta.

Independente do quão futurístico pareça o título da palestra, as discussões são sobre o presente. Essas discussões são reais e relevantes para o que a gente vive hoje. E, obviamente, dá um certo medo. O que será do presente que a gente conhece com todas essas mudanças constantes?

“Internet of Things you don’t own” foi o nome de uma palestra que falou sobre a falta de propriedade que os consumidores têm hoje das coisas que eles compram. Por exemplo, quando compramos um iPhone nós somos donos do device, mas ganhamos simplesmente uma permissão para usar o software. Ele não é do comprador e sim da companhia. Eu nunca tinha parado para pensar nisso.

A discussão foi toda em cima da legislação americana sobre essa questão e os impactos negativos na sociedade. Para mim, foi um murro na cara. Quer dizer que eu não sou dono do meu iPhone? É, parece que não. E isso sem entrar na discussão sobre todos os dados que wearables e Home devices coletam e que, legalmente, pertencem às corporações. É esse o presente que queremos? Independente de ser ou não, já é o presente que vivemos.

Se quisermos ter um pouco mais de certeza do nosso presente e futuro, vamos precisar ser cada vez mais humanos

E, obviamente, uma discussão que veio à tona é se seremos ou não substituídos por máquinas. E, se sim, quando? Eu não assisti um painel específico falando sobre isso, mas muitas conversas giraram em torno dessa dúvida. O Watson, que foi muito falado por aqui, surgiu como um forte candidato à desempregar milhões de pessoas. E sim, a crença por aqui é que automação vai continuar acontecendo, substituindo cada vez mais empregos. Mas, a princípio, não parece que vai conseguir substituir um ofício que é tão celebrado no SXSW: o da criatividade.

Hoje a capacidade criativa das inteligências artificiais é impressionante, mas longe de se comparar à nossa. Eu vi um videoclipe criado, desenvolvido, filmado e editado por máquinas. E o resultado ficou uma merda. Sem originalidade, uma cópia ruim de tudo que é medíocre. E isso nos dá uma direção de para onde devemos ir.

Parece que se a gente quiser ter um pouco mais de certeza do nosso presente e futuro, vamos precisar ser cada vez mais humanos. E consequentemente, criativos.

Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro