Suas idéias não correspondem aos fatos • B9

Suas idéias não correspondem aos fatos

por Carlos Merigo
Capa - Suas idéias não correspondem aos fatos

Pegue um cara porra-louca que teve uma vida intensa, escreveu poesias tão intensas quanto e se tornou mais um herói de uma geração com músicas que foram cantadas em uníssono por muita gente. Que tipo de filme isso pode virar? Certamente numa história dramática, forte e emocionante.

Mas isso não acontece em “Cazuza – O Tempo Não Pára”. Apesar de sua biografia poderosa, o filme não emociona e nem decola. A sensação que se tem é que o personagem ficou incompleto. Como bem definiu o crítico Marcelo Tavela, a diretora Sandra Werneck estava com uma Ferrari em uma autobahn alemã e dirigiu a 20 km/h. Cazuza teria ido a 320 km/h.

Em “The Doors”, Oliver Stone conseguiu capturar toda a dramaticidade e poesia de Jim Morrison, fazendo o espectador estabelecer uma relação intensa com o protagonista. A história não só de Jim, mas de toda a banda é mostrada de forma visceral e impactante, o que não acontece na cine-biografia de Cazuza.

Porém, assim como Val Kilmer na pele do Rei Lagarto, Daniel Oliveira praticamente incorpora Cazuza numa atuação medíunica. Não só pela semelhança física, mas pelos trejeitos e até na leve língua presa. É tão assombroso, que em muitos momentos é possível confudir personagem com a figura real do cantor.

Outro ponto baixo do filme está na simples exclusão de figuras muito relevantes na vida do poeta, como Ney Matogrosso e até Lobão. A presença da narração é desnecessária, não acrescenta nada e é um sinal de que a diretora não acreditou na força das cenas isoladamente.

Com as geniais composições criadas por Cazuza, o filme poderia se tornar poderoso. Porém, a trilha sonora não é em nenhum momento usada em favor da trama. As músicas são executadas durante os shows enquanto a platéia emocionada canta junto, nada mais.

Enquanto as canções poderiam ser utilizadas para dar maior carga dramática e se encaixar com o enredo, a diretora se limita apenas a apresentá-las no palco. Além do mais, muitas das músicas estão fora de sincronia nas dublagens. Um detalhe mínimo, mas que pode ser percebido várias vezes.

Mas o filme tem o grande mérito de resgatar a figura de Cazuza numa sociedade tão esquecida como a nossa. Apesar de não ter descontruído o mito por trás do homem e mostrá-lo apenas como um rebelde sem causa em muitos momentos.

Mesmo assim, “Cazuza – O Tempo Não Pára” é a terceira maior abertura desde 2000 no cinema nacional, perdendo apenas para “Carandiru” e para “Os Normais – O Filme”. Nenhuma grande surpresa, pois é um filme feito pela Globo para quem assiste a Globo.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link