Clicky

O comercial de universidade mais inspirador que você já viu

O comercial de universidade mais inspirador que você já viu

Bela animação da University of Phoenix foge dos clichês e consegue uma conexão emocional rara no segmento

por Carlos Merigo

O ambiente acadêmico pode ser um dos mais inspiradores agentes de mudança da sociedade. No entanto, é tratado pela comunicação com a mesma imagem enfadonha e técnica de sempre.

Pensando nesse segmento, aqui no Brasil, só consigo lembrar de jovens sorridentes carregando cadernos e um locutor ou celebridade que fala clichês como “excelência de ensino” e “conquiste seu objetivos”. Alguns até tentam ousar com uma linguagem visual mais atraente, é verdade, mas nada muito longe desse mesmo discurso que não convence.

Já a Universidade de Phoenix, no Arizona, Estados Unidos, também fala de reinvenção em sua nova campanha – um tema comum no mercado educacional – mas buscando uma conexão emocional rara nessa área.

Criado pela 180 L.A., o filme é uma animação que mostra uma mãe solteira que perde seu emprego em uma fábrica por conta da automação. Ao som de uma versão de “Dream”, do The Cranberries, ela recomeça sua carreira ao escolher estudar tecnologia da informação.

O comercial traz como inspiração o famoso poster de “Rosie, a rebitadeira”, com a frase “We Can Do It!”. Criado por J. Howard Miller, o cartaz representou as mulheres americanas que, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalharam em estaleiros e fábricas.

Se Chipotle consegue emocionar ao vender fast food com animação e música pop, uma instituição de ensino tem ainda mais potencial. Assista acima.

Compartilhe: