FIA Smart Cities: a cidade do futuro também é debatida na Fórmula E

Tecnologias urbanísticas em debate

por Luiz Yassuda

Além das corridas de carros elétricos, a Fórmula E recebe o evento FIA Smart Cities, que debate o impacto do automóvel nas cidades e busca alternativas de transporte – tanto coletivo quanto individual – que possam contribuir para a melhora na qualidade de vida da população.

Participam do encontro os patrocinadores da categoria, startups, ONGs e organizadores do evento, trocando ideias sobre tecnologias que podem contribuir para tornar as cidades mais inteligentes.

Entre algumas ideias apresentadas, estão o modelo de transmissão de energia que transforma os carros elétricos em parte da rede elétrica enquanto não estão sendo utilizados (Vehicle to Grid), políticas de incentivo às bicicletas, melhorias no transporte público, entre outras.

Os organizadores esperam criar um prêmio deste encontro e que as cidades que recebem a Fórmula E (São Paulo estará na lista a partir de 2018) entrem de cabeça numa competição para ver quem apresenta as melhores políticas com resultados. Vendo Berlim de perto, acredito que temos muito a fazer para entrar na discussão sobre cidades inteligentes, mas qualquer melhoria será muito bem-vinda na cidade.

Compartilhe: