Fotos que poderiam ser cenários dos filmes de Wes Anderson

Um exemplo clássico de quando a arte imita a vida

por Gessica Borges

Conhecido por criar filmes com um estilo visual marcante e personagens excêntricos, o diretor Wes Anderson figura na lista dos queridinhos dos amantes de cinema, principalmente no quesito fotografia. Basta falarmos em “Moonrise Kingdon” ou “Grande Hotel Budapeste” e já somos transportados imageticamente para cenários de tons pastéis, muitas cores, e enquadramentos simétricos.

Partindo disso, pessoas ao redor do mundo estão compartilhando fotografias tiradas em ambientes que poderiam perfeitamente estar em um dos filmes do diretor. O tópico dentro do Reddit, Accidental Wes Anderson, coleciona imagens de lugares ao redor do mundo que respiram a estética de Wes.

Dentre as imagens mais populares, estão fachadas de prédios, auditórios, áreas dentro de estacoes de trem, e outros lugares em países como a Islândia, Finlândia, Alemanha e mesmo o Brasil. A localidade é variada, mas as imagens compartilham as mesmas ideias: a comunicação por meio das cores, o cotidiano como episódio teatral, e uma narrativa estética que, por mais que a gente não entenda bem como, cria uma conexão magnética com a parte do nosso cérebro que entende o poder de uma composição fotográfica equilibrada.

Uma das coisas mais bacanas do projeto é que, como funciona dentro de uma espécie de fórum, conforme as fotos são postadas, as pessoas que um lugar que já conheciam foi percebido sob uma nova perspectiva visual. Para quem já anda por aí prestando atenção aos detalhes, está aí uma nova possibilidade estética que une cinema e fotografia de um jeito que encanta.

Veja algumas das imagens abaixo (e a galeria completa direto no tópico do Reddit).

Compartilhe: