Vídeo 360° mostra catedral de Notre Dame ao som de "orquestra fantasma"

Vídeo 360° mostra catedral de Notre Dame ao som de “orquestra fantasma”

Experiência permite passear por Notre Dame ao som da ópera

por Soraia Alves

A catedral de Notre Dame, em Paris, ganhou um lindo vídeo 360° ao som de uma “orquestra fantasma”. O projeto foi inspirado nas apresentações do espetáculo “La Vierge”, uma ópera do século XIX criada por Jules Massenet, e que foi apresentada entre 2012 e 2013 na catedral, especialmente para a comemoração dos 850 anos de Notre Dame.

Na época, as apresentações originais foram vistas por poucas pessoas, mas agora, numa combinação de realidade virtual e som tridimensional, todos podem conferir a ópera como se estivessem andando por Notre Dame. A acústica, inclusive, muda de acordo com cada lugar da catedral.

O projeto foi criado por Brian Katz, diretor de pesquisa do CNRS Jean le Rond d’Alembert Institute. Ele foi às apresentações originais e reparou que a acústica mudava muito quando ele andava pelo espaço e mudava de lugar. Por isso, essa foi a característica que Brian mais fez questão de preservar.

A partir dai, o diretor pegou uma gravação da ópera feita pelo Conservatório de Paris e criou modelos 3D de arquitetura, texturas de superfície e acústica de Notre Dame para o vídeo.

Como o foco nunca foi recriar a orquestra física, e sim possibilitar a experiência sonora para o expectador, a produção optou pela metáfora de uma orquestra fantasma, com a ópera tocando sem músicos aparentes.

 

Compartilhe:
icone de linkCopiar link