Agora todo mundo pode ler os escritos geniais de Leonardo Da Vinci

Desde que com a ajuda de espelho, é claro.

por Gessica Borges

Pintor, desenhista, engenheiro, matemático, cientista, inventor. São apenas das algumas habilidades conhecidas de Leonardo Da Vinci. Agora é possível invadir os pensamentos do gênio, através de um dos seus cadernos, que está disponível para leitura online graças à Biblioteca Britânica.

Através do site da instituição podemos folhear 570 páginas de “O Codex Arundel“, com páginas escritas entre os anos de 1480 e 1518, e que oferecem uma viagem fascinante pelo processo criativo do artista. Com um detalhe (habitual): os manuscritos usam a escrita especular, da direita para esquerda, e só parecem normais quando refletidos em um espelho.

Entre as coisas mais bacanas do caderno estão os estudos sobre o reflexo de luz sobre a luas, o movimento da água, observações sobre a produção de som e luz, e desenhos para aparelhos de mergulho.

O projeto que permite que curiosos espiem a obra de Da Vinci foi criado em parceria com a Microsoft e chama-se Turning the Pages 2.0. A versão recém disponibilizada do programa permite que os usuários apliquem zoom às páginas, tornando a experiência muito mais rica em detalhes e válida mesmo para quem não entende nada do idioma italiano.

Você pode acessar o caderno clicando neste link.

Compartilhe: