Com nomes e desenhos criativos, agência prova que camisinhas podem ser divertidas

“Torpedo Tube” e “Snake Sweater” estão entre os nomes mais bacanas para preservativo

por Gessica Borges

A cena é clássica: totens de camisinha distribuídos em lugares públicos com um layout nada criativo, nem convidativo. Aproxima-se e pega uma quem tem coragem.

Em uma parceria da agência de publicidade Cramer-Krasselt, com a organização Diverse & Resilient, que existe para promover a  equidade em saúde e melhorar a segurança e bem-estar das pessoas e comunidades LGBTQ em Wisconsin, adolescentes participaram da criação de uma nova abordagem para distribuição gratuita de camisinhas na estado americano.

O resultado foi a Naughty Bags, uma marca de preservativos criados por adolescentes, para adolescentes.

A necessidade do produto foi extraída de uma pesquisa com grupos focais de jovens adultos urbanos e seu comportamento sexual. O que a empresa descobriu é que, além da percepção da camisinha como algo chato (o que é triste), muitos jovens também deixavam de pegar o produto em lugares públicos por ser algo embaraçoso.

“As pessoas vão rir disso e pegá-las (as camisinhas), assim podem mostrar e comentar com outras pessoas sobre isso”, disse um jovem entrevistado em um vídeo sobre como a tal sacada poderia fazer diferença.

Entre os nomes mais espirituosos para o produto estão Pork Parka, Pelvic Poncho, Scuba Gear, e… Papa Stopper (genial!).

Uma iniciativa inteligente e bem-humorada para reduzir a transmissão de DSTs e taxas de gravidez na adolescência que, no Brasil, por exemplo, apesar de apresentar queda nos últimos anos, ainda representam quase 20% dos nascidos vivos.

Recentemente, aliás, o Ministério da Saúde lançou um concurso para mudar a embalagem das camisinhas masculinas distribuídas gratuitamente no Brasil. As inscrições vão até dia 11 de setembro e  o vencedor terá como prêmio um pacote de viagem de três dias com um acompanhante para um dos sítios do patrimônio Histórico Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Tá aí uma oportunidade para se inspirar e ajudar numa ótima causa.

Compartilhe: