Evento bate recorde mundial de crianças programando juntas em um dia

Quase 30 mil crianças participaram do evento [cries in java language]

por Gessica Borges

A geração que o mundo precisa: na edição deste ano do evento Moonhack, crianças de 20 países diferentes, incluindo Nova Zelândia, Coréia e Brasil, somaram 28.575 pequenos cérebros programando no mesmo dia. A façanha foi oficiada pela RecordSetter, que se apresenta como uma alternativa mais aberta ao Guinness World Records.

Este ano foi a primeira vez que o evento originalmente australiano foi expandido para outras lugares do mundo. Na edição do ano passado, a reunião teve 10.207 australianos de 7 a 18 anos programando. Mas, por conta do grande número de interessados, eles resolveram abrir o formulário para outros lugares do mundo e, bingo: quase triplicou o número de inscritos.

O objetivo da Moonhack é ajudar crianças na alfabetização digital e transmitir habilidades complexas de resolução de problemas que serão vitais para suas futuras carreiras. O gerente geral do Code Club Australia, rede que criou o evento, Kelly Tagalan, disse que a ideia é chamar atenção de estudantes mirins para o desejo de codificar.

O que estamos percebendo é que mais professores tomam isso não apenas como um evento único, mas uma forma de ensinar em salas de aula. Portanto, está havendo uma integração do pensamento computacional às formas tradicionais de aprendizagem”, disse um dos organizadores do evento.

O único requisito do encontro geek era que uma lua aparecesse em algum momento na animação, jogo ou site, que puderam ser programados através de qualquer plataforma. Isso porque Moonhack é uma alusão à Apollo 11, que compartilha a data do dia 20 de julho como sendo a de realização da primeira edição do evento, 47 anos depois do dia da missão que levou o homem à lua (foram as antenas parabólicas australianas da Nasa que receberam o sinal de transmissão do marco histórico).

A organização responsável pelo evento tem um site brasileiro que indica todos os passos para fazer parte de um clube de programação, e dá dicas para participar de outras edições, para acessar é só clicar aqui.

Compartilhe: