Corinthians é campeão mundial nas redes sociais

Pesquisa mediu engajamento de entidades esportivas do mundo todo em mais de 20 plataformas online

por Gabriel Ribeiro

Não é só no Campeonato Brasileiro que o Corinthians está na frente dos rivais. Quando o assunto é internet, o timão também é referência. O clube ficou em primeiro lugar como a entidade esportiva com o melhor desempenho nas redes sociais, a frente de Real Madrid e Paris Saint-Germain.

A pesquisa realizada pela Sprinklr a pedido do Chuteira FC, deu o título de equipe com melhor performance online do mundo. O estudo analisou 20 redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e Twitter.  Entre os itens analisados estão audiência (número de seguidores e alcance), conteúdo (engajamento e frequência de publicação) e atendimento (respostas aos seguidores).

O Corinthians recebeu 8,8 na média entre os três quesitos: 9,4 em conteúdo, 9,7 em audiência e 7,4 em atendimento. Com isso, o time ficou em primeiro lugar, à frente da equipe de Fórmula 1 Mercedes e do time de baseball Los Angeles Dodgers. Nenhuma outra equipe brasileira aparece entre os 15 primeiros colocados.

“Passamos a produzir todo o conteúdo internamente há pouco mais de quatro anos, mantemos a mesma linha de comunicação e sempre buscamos as novidades”, diz André Stepan, Gerente de Comunicação do Corinthians, ao explicar o sucesso.

“O clube foi um dos primeiros a investir no nosso formato ao vivo, o Live, e vem testando outros formatos episódicos com vídeos mais longos e o Instagram Stories”, comenta Felipe Kozlowski, responsável pela parceria de esportes do Facebook e Instagram para a América Latina.

A pesquisa foi realizada entre 27 de julho e 2 de agosto.

Flamengo na cola

Em um recorte para o Brasil, foram analisados Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google +. O Corinthians ficou novamente a frente, perdendo apenas na quantidade de ‘seguidores com engajamento’ para o Flamengo. O clube carioca perde para o Corinthians em ‘número total de seguidores’ e ‘total de engajamentos’.

A surpresa ficou por conta do Botafogo. Motivado pela excelente campanha na Libertadores, o clube ficou em primeiro lugar em taxa de crescimento: 0,73 contra 0,55 do Sport.

*Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Compartilhe: